12 de fevereiro de 2009

Tipologia dos crimes


Só em Portugal, 52,8% das mulheres declara já ter sido objecto de violência por parte do marido, amante ou companheiro. Por outro lado mais de 35% das mulheres dizem que as agressões duravam há mais de 10 anos e esta foi a primeira vez que reclamaram.


Mulheres dos 26 aos 45 anos, desempregadas, titulares de baixos rendimentos e de nível socioeconómico baixo estão mais expostas a este flagelo.

A habitação é o local escolhido pelo marido ou companheiro. A violência é feita quando este chega ao final do dia sendo também as agressões difíceis de detectar. Na sua maioria estão localizadas em partes não visíveis do corpo, o que é feito propositadamente. E também por causa disto na maioria das vezes a situação mantém-se no anonimato. Antes da vítima apresentar queixa, normalmente, já existia um grande perigo de violência.
Os agressores utilizam: as mãos, os pés, o cinto, o pau, o ferro, pedras, objectos de loiça ou vidro, taco de bilhar, portais, móveis, capacetes, chapéus-de-chuva, chaves, telemóveis, enfim tudo que tiver à mão para agredir fisicamente a vítima.

Tipologias do crime na Europa

Alemanha
São assassinadas três mulheres de 4 em 4 dias pelos homens com quem vivem. O que corresponde a cerca de 300 vítimas por ano.


Reino Unido
Morre uma mulher de três em três dias.

Espanha
Uma mulher é morta de 4 em 4 dias cerca de 100 por ano.

França
Morrem seis mulheres por mês. Uma de cinco em cinco dias. Destas:
1/3 é esfaqueada;
1/3 Abatidas a tiro;
20% estranguladas
10% espancadas até á morte.

Sem comentários: