12 de fevereiro de 2009

Principais tipos de violência doméstica

Física – inclui qualquer forma de contacto que magoe a vítima. Vai desde a bofetada, murro, pontapé, até espancamento, agressões com objectos e armas.

Sexual – qualquer tipo de contacto e/ou comportamento sexual não desejado pela vitima, mas que lhe é imposto (agressões sexuais e violação).

Psicológico – o agressor tenta levar a vítima ao desequilíbrio mental, inclusive pela minimização de sentimentos e culpabilização, bem como pelo isolamento da família e amigos. Afirmações que pretendam minar a autoconfiança da vítima. Vai desde insultos e humilhações em família e em público, injúrias e difamação, até intimidações e chantagem (utilizando muitas vezes os filhos neste processo).

Verbal – ameaça, intimidações e discussões violentas.

Financeiros – muitas vítimas são economicamente dependentes dos agressores, que utilizam esse factor como forma de exercer pressão sobre elas.

Destruição de propriedade – para ameaçar ou aterrorizar a vítima o agressor pode destruir bens que sejam da sua propriedade (ex: roupas, livros, objectos e documentos pessoais).

A violência doméstica pode surgir sob a forma de diversos comportamentos que habitualmente aparecem combinados.

Podemos agrupa-los em três categorias (não esquecer que esta tipificação é meramente teórica).



Física

Sexual

Psicológica

Empurrar

Tocar contra a vontade

“Chamar nomes”

Bater

Falsas acusações

Criticar, gritar

Esbofetear

Infidelidade

Denegrir

Atirar objectos

Violação

Humilhar

Espancar


Controlar

Usar armas


Isolar

Homicídio


Ignorar

Sem comentários: