12 de fevereiro de 2009

GAF - Gabinete Social de Atendimento à Familia

O GAF é uma outra instituição a que decidimos coloca-la no nosso blog por ser a instituição a que o nosso Centro de Saúde recorre mais frequentemente para a resolução de casos de VD.


O Gabinete Social de Atendimento à Família - GAF - é uma Instituição Particular de Solidariedade Social criada a 24 de Maio de 1994 pela Ordem dos Padres Carmelitas de Viana do Castelo, no âmbito das comemorações do Ano Internacional da Família.
Foi criado com o objectivo de potenciar a "família" nas suas diferentes dimensões e proporcionar uma resposta global e integrada às problemáticas mais prementes e geradoras de exclusão. Adopta uma estratégia de intervenção multidisciplinar, individualizada e multidimensional, pautando a sua acção/intervenção de modo a contribuir para a [re]inserção social e consequentemente a melhoria da qualidade de vida de grupos socialmente desinseridos e/ou economicamente desfavorecidos, numa tentativa de contrariar e minimizar o impacto de factores geradores de exclusão, promovendo a igualdade de oportunidades.
Estas preocupações de intervenção social, patentes no objectivo que orientou a criação do GAF aliam-se, desde a sua génese, a um trabalho em parceria com diversas entidades que, directa ou indirectamente, prestam serviços de cariz social.


Espaço Mulher


O Espaço Mulher é um grupo de ajuda dedicado a apoiar mulheres que partilham uma história comum de violência por parte do marido ou companheiro. Tem como objectivo ajudar as mulheres a lidarem com o sofrimento, a quebrar o silêncio e a reduzir o seu isolamento. Está organizado em reuniões/sessões semanais, com duração de aproximadamente 90 min. O grupo poderá decorrer quer em horário laboral , quer pós-laboral de acordo com a disponibilidade das participantes. Trata-se de um serviço gratuito, prestado pelo Gabinete de Atendimento à Família (GAF) no âmbito do projecto Khórus. O GAF assegura o transporte e a deslocação, de ida e volta, das participantes entre as suas residências, locais de trabalho e o local onde decorrerão as sessões, caso seja necessário.

“É sempre possível recomeçar a acreditar no futuro.”

Sem comentários: