27 de janeiro de 2009

Instituição UMAR

Para além de textos particulares sobre a VD como temos publicado até agora, falaremos também especificamente sobre as várias instituições de apoio a estas vítimas.
Iciaremos então a falar da instituiçao UMAR.

A UMAR dispõe de diversos serviços a nível nacional, com profissionais técnicas/os contratados/as, em articulação com as/os voluntárias/os e com voluntariado técnico.
A UMAR dispõe da Linha Telefónica SOS Mulher, g
erida pela UMAR - Açores.

No Arquipélago dos Açores, a UMAR desenvolve intervenção nas Ilhas de S. Miguel, Faial, Terceira, Santa Maria, nas vertentes do atendimento, apoio jurídico e psicológico, da formação e de parcerias com várias entidades. Dispõe também de uma casa-abrigo.

Na Península de Setúbal, dispõe de um Centro de Atendimento com serviço de emergência, onde se efectua apoio jurídico, psicológico, social, assim como o acompanhamento de mulheres vítimas e suas crianças. Para além disso, estabelece diversas parcerias (inclusivamente com a Linha 144, outras casas-abrigo e gabinetes de atendimento e diversas instituições). Desenvolve intervenção na área da prevenção junto de crianças e jovens e junto de famílias com situações de conflito. Gere uma casa-abrigo, com capacidade para 18 utentes. Estas actividades são realizadas com o Apoio do Instituto da Solidariedade e Segurança Social - Serviços Locais e Distrital de Setúbal.

Em Cascais, realiza serviço de atendimento em parceria com Câmara Municipal e participa no Fórum Municipal da Violência Doméstica.

Em Lisboa, realiza atendimento e gere uma Casa Abrigo para mulheres vítimas de violência e seus filhos e filhas. Esta Casa recebe mulheres e crianças de todo o país e tem uma capacidade máxima de 40 utentes. Estabelece várias parcerias e é subsidiada pelo Instituto de Segurança Social do Distrito de Lisboa.

No Porto, dispõe de um Núcleo de Atendimento a mulheres vítimas de violência, efectuando apoio psicológico, jurídico e social, tendo parcerias com diversas instituições. O trabalho de prevenção e atendimento é igualmente assegurado por uma equipa de voluntários/as.

Na Guarda, está em preparação a abertura de um Núcleo de Atendimento a mulheres vítimas de violência.



Para mais informações visitem o site da instituição:
www.umarfeminismos.org





Sem comentários: