2 de março de 2009

Stalking – Nova forma de violência


O Stalking é um crime descoberto recentemente mas que está em grande crescimento pelo mundo inteiro. Começou por ser o assédio de celebridades por estranhos que foram descritos como sendo obcecados. Com o passar do tempo o termo Stalking começou a designar uma forma de violência na qual o sujeito activo invade repetidamente a esfera de privacidade da vítima, empregando tácticas de perseguição e meios diversos, tais como ligações telefónicas, mensagens de correio electrónico ou publicação de fatos ou boatos em sites da Internet (cyberstalking), envio de presentes, espera da sua passagem nos lugares que frequenta, etc. Deste tipo de violência resultam danos à integridade psicológica e emocional da vítima bem como restrição à sua liberdade de locomoção ou lesão à sua reputação. Os motivos para a prática de Stalking são os mais variados e vão desde amor, desamor, vingança, ódio, brincadeira ou até mesmo inveja.

Os jovens adultos são os principais alvos deste crime. 74% das vitimas têm idades compreendidas entre 18 e 39 anos e cerca de 87% das ameaças são feitas por elementos masculinos. Na maioria dos casos a perseguição dura um ano ou menos. Cerca de 1/3 das vítimas de Stalking procuram tratamento psicológico e 1/5 perdeu o trabalho.

Estima-se que nos EUA cerca de 1 milhão de mulheres e 400 mil homens foram vítimas de Stalking em 2002. Na Inglaterra, a cada ano, 600 mil homens e 250 mil mulheres são perseguidos. Na Áustria, mais precisamente em Viena, desde 1996, existe informação da ocorrência de 40 mil casos, em 2004, num grupo de 1000 mulheres entrevistadas por telefone, pelo menos 1 em cada 4 foi vítima deste tipo de crime.

O Stalking apesar de ser um crime grave tem uma pena de prisão simples que vai de 15 dias a 2 meses, ou pagarem apenas uma multa.


Sem comentários: